Foto: Lucas Figueiredo (CBF)
O corpo do ex-jogador e técnico do futebol brasileiro, Mário Jorge Lobo Zagallo, foi enterrado na tarde deste domingo, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Zagallo morreu na noite de sexta-feira, aos 92 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado desde o fim de 2023 no Hospital Barra D'Or.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na parte da manhã, o corpo foi velado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O velório foi aberto ao público e contou com a presença de torcedores, amigos e familiares que puderam se despedir do ídolo brasileiro. Antes de ser enterrado, houve cortejo fúnebre por ruas do Rio de Janeiro.
- Morre aos 92 anos Zagallo, um dos maiores nomes do futebol; Velho Lobo é o único tetracampeão mundial
- As Poderosas do Jiu: conheça as irmãs de Santa Maria que se destacam em competições de jiu-jítsu
- AVF oferece vôlei para crianças nas férias escolares; veja como participar
Carreira
Apaixonado pelo número 13, Zagallo é tetracampeão do mundo: duas vezes como atleta, uma como técnico e uma como coordenador técnico.
Como jogador, vestiu a amarelinha em 36 ocasiões e marcou seis gols, um deles na final da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, estampando a primeira estrela no peito brasileiro. Em 1962, ajudou o Brasil a ser campeão do mundo pela segunda vez, na Copa do Chile.
Como treinador, conquistou seu terceiro título com a Seleção Brasileira em 1970, no México. Em 1991, o Velho Lobo voltou à seleção como coordenador técnico. Ao lado de Carlos Alberto Parreira, fez parte da comissão do tetracampeonato mundial.
Foram 135 partidas à frente do Brasil, com 79,7% de aproveitamento. Foi o treinador com mais jogos no comando da seleção. Como coordenador, participou de outros 72 jogos.